Taxistas do Porto concentrados nos Aliados, Rui Moreira recebe motoristas e aplausos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 29 abr (Lusa) - Várias centenas de taxistas que se manifestam hoje contra o serviço Uber estão concentrados desde o final da manhã na Avenida dos Aliados, no Porto, a aguardar o final da reunião dos seus representantes com o presidente da Câmara.

O presidente Rui Moreira veio receber os representantes locais das duas associações que organizaram o protesto à porta de entrada da Câmara Municipal do Porto e acenou aos taxistas recebendo um forte aplauso, verificou a Lusa no local.

Questionado pelos jornalistas sobre se estava surpreendido com a manifestação dos taxistas, o presidente da Câmara respondeu que "não", porque "o Porto é assim".

As centenas de taxistas, que saíram das viaturas e se deslocaram até junto dos Paços do Concelho para serem recebidos pelo autarca no edifício da câmara, lançavam gritos de protesto como "Táxis sim, Uber Não". Alguns daqueles motoristas profissionais empenhavam bandeiras de Portugal o que motivou um forte aplauso dos manifestantes.

Os profissionais esperam que o autarca Rui Moreira, com a sua influência, possa intervir junto da tutela no sentido de obrigar à legalização da Uber.

Em declarações à Lusa, Manuel Almeida, da Associação de Táxis Invicta, disse que a presença da Uber no Porto se tem refletido nos serviços dos taxistas da cidade e que a procura não tem aumentado, "pelo contrário".

"Na cidade existem 700 táxis, mas dado o fluxo de turistas que têm existido, deviam ser insuficientes, mas não é isso que acontece, porque há táxis que acabam por ficar parados, porque o transporte é feito pela Uber", disse.

O taxista Manuel Almeida espera que o presidente da Câmara tome uma atitude, uma vez que a autarquia também perde dinheiro, "porque deixa de passar licenças".

O desfile, que teve início pelas 09:30 na praça Gonçalves Zarco, no Porto, terminou cerca das 11:00 perto do edifício da Câmara Municipal do Porto, na Avenida dos Aliados de forma pacífica, segundo a organização.

PM/CCM/ACYS // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.