APDL diz não prever regularização do caudal do Douro nos próximos dias

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 abr (Lusa) -- A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) informou hoje não prever a regularização dos caudais do Rio Douro "para os próximos dias" e disse estar a "monitorizar continuamente a situação".

"Pelos valores atualmente registados, não se prevê a regularização dos caudais para os próximos dias", refere a APDL em comunicado hoje divulgado.

A administração dos portos diz ainda estar a "monitorizar continuamente a situação em articulação com as entidades competentes no sentido de se poder abreviar os procedimentos conducentes à reposição das condições de navegação assim que a situação o permita, nomeadamente a verificação da balizagem e limpeza de cais para que se possam restabelecer as condições de operação".

Quarta-feira a Autoridade Marítima Nacional emitiu um 'aviso vermelho', de risco de cheias, para as zonas de Peso da Régua, albufeiras do Carrapatelo e Crestuma e Ribeira do Porto/Gaia devido a descargas de água provenientes de Espanha.

Hoje, a APDL informa que "as condições hidrológicas verificadas no rio Douro desde 15 de abril registaram um contínuo aumento de cotas e caudais, decorrentes dos valores elevados descarregados pelas barragens do Douro internacional e nacional".

Segundo a APDL chegaram a ser descarregados 2.000 metros cúbicos de água por segundo em Picote, 2.800 metros cúbicos por segundo no Pocinho, 3.950 metros cúbicos por segundo na Régua e 4.500 metros cúbicos em Crestuma, valores que "excedem largamente as expectativas da segunda quinzena de abril".

"Neste contexto, a 15 de abril, a APDL suspendeu a navegação em toda a extensão da via navegável do Douro", assinala.

LIL (MSE/PLI) // msp

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.