“Alerta vermelho” mas sem ocorrências graves

“Alerta vermelho” mas sem ocorrências graves
| Norte
Porto Canal (MYG)

Na tarde de quarta-feira, a Autoridade Marítima Nacional emitiu um 'aviso vermelho' para as zonas de Peso da Régua, albufeiras do Carrapatelo e Crestuma e Ribeira do Porto/Gaia devido a descargas de água provenientes de Espanha. As consequências deste aviso acabaram por ser as mínimas esperadas.

Desde sexta-feira que o nível das águas do Douro esteve a subir e acabou por atingir a marginal da cidade de Peso da Régua. O responsável pela Proteção Civil Municipal, Manuel Saraiva, disse, esta quarta-feira, à agência Lusa que o "cenário é de cheia" e que o caudal do Douro está a "cerca de um metro e meio" de galgar a Avenida do Douro, no lugar da Barroca, de onde já foram retirados os carros que ali normalmente estão estacionados. Esta ocorrência veio a revelar-se a única deste "alerta vermelho".

Apesar deste cenário, em declarações ao Porto Canal, os Bombeiros Voluntários da Régua garantiram, esta quinta-feira, que o nível do caudal do rio já baixou, não se registando mais ocorrências. A ausência de ocorrências foi uma constante nas áreas alertadas. Os Bombeiros do Marco de Canaveses, de Cinfães e do Porto asseguraram que este alerta não foi sentido. O Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS) afirmou também que “tudo esteve calmo e não foram registadas ocorrências”.

O nível de “alerta vermelho” é o mais grave da Autoridade Marítima Nacional e carateriza-se por uma situação de mau tempo intensa. Mais tarde, confirmou-se que não existiram ocorrências desta gravidade.

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.