Milhares de japoneses ajudam a reflorestar a costa de Fukushima após tsunami

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, Japão, 07 out (Lusa) -- Cerca de 3.000 voluntários japoneses começaram hoje os trabalhos de plantação de 20 mil árvores na costa de Fukushima, arrasada pelo tsunami de 2011, informou a cadeia pública NHK.

A reflorestação começou com uma cerimónia em memória das vítimas na cidade de Minamisoma, localidade próxima da central nuclear de Fukushima que viu a sua população diminuir 35 % depois do tsunami, e contou com a participação de famosos como alguns membros do popular grupo de música pop AKB48.

O tsunami destruiu cerca de 230 quilómetros de costa do nordeste do Japão e destruiu mais de 3.600 hectares de bosques, que antes da tragédia serviam de barreira natural entre o mar e as localidades costeiras.

Os voluntários, divididos em dois grandes grupos, começaram a plantar pequenas árvores na costa, a cerca de 200 metros do mar, numa área onde está a ser construído um muro como proteção adicional, segundo a NHK.

Para a construção do muro de proteção, a Câmara Municipal de Minamisoma utiliza toneladas de escombros como madeira e partes de casas e edifícios arrasados pelo tsunami, que causou cerca de 18.500 mortos.

As árvores que estão a ser plantadas na costa de Fukushima deverão atingir dez metros de altura em cerca de dez anos.

Na província de Miyagi, que também foi afetada pelo tsunami de março de 2011, planeia-se a plantação de cerca de 500 mil sementes de pinheiro negro japonês na costa para proteger a zona e transformar a terra estéril em campos férteis de cultivo.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.