Produtores de leite e carne voltam a exigir medidas para o setor dia 31 em Braga

| País
Porto Canal com Lusa

Os produtores de leite e carne voltam à rua no dia 31 com uma concentração em Braga, frente à Feira Internacional de Agricultura AGRO, e asseguram que "a luta vai continuar" até que sejam tomadas medidas para viabilidade do setor.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne (APPLC), José Lobato, salientou que o objetivo é "alertar para a situação" do setor, "sensibilizar a população para o consumo de leite e carne nacional, reclamar a regulação pública da produção, exigir mais fiscalidade aos produtores importados e chamar a atenção do Governo português para que tome medidas para salvar a produção nacional".

É que, sustentou, "neste momento a crise está instalada" no setor do leite e carne, que está "a vender o produto abaixo do custo de produção", numa situação "insuportável": "Já desapareceu um conjunto de explorações e daqui até ao fim do ano, se não forem tomadas medidas, muitas outras vão desaparecer", assegurou.

"Depois da grande manifestação do Porto [no passado dia 14], que foi das maiores de sempre do setor e em que se viu a unidade de todas as estruturas, esta luta vai continuar e cada uma das organizações vai seguir o seu percurso e desenvolver as suas próprias iniciativas", afirmou José Lobato.

Assegurando que o setor "vai continuar a travar esta luta pela defesa da produção nacional até à existência do último produtor no país", o presidente da APPLC avisa que "se não forem tomadas medidas pela União Europeia e pelo Governo português não vai haver sossego".

No passado dia 14 os produtores de leite e carne organizaram uma marcha lenta com várias centenas de tratores que partiram de Vila do Conde em direção à Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Norte, em Matosinhos, alertando para a situação "dramática" vivida pela atividade, que se diz "esmagada" pelos baixos preços pagos à produção e pelas importações de produtos lácteos.

A "defesa da produção nacional" e o combate às "práticas comerciais abusivas" da grande distribuição - que, garantem, "têm contribuído para a grave crise que arrasa a pecuária nacional" - são as grandes reivindicações dos produtores portugueses de leite.

Reclamando ser "indispensável a regulação legislativa e a fiscalização da atividade dos hipermercados", o setor reclama ao Ministério da Agricultura e ao Governo que criem "condições para escoamento, a melhores preços à produção, dos produtos agroalimentares" nacionais, desde logo o leite e a carne, e ao mesmo tempo efetuem um "controlo severo das importações, como está a fazer a Espanha desde há meses".

Ainda exigido pelas organizações agrícolas é que o Ministério da Agricultura e o Governo "lutem" a nível europeu "pela retoma de mecanismos públicos de controlo da produção e dos mercados, como as 'quotas' leiteiras nacionais, cujo fim determina, em grande parte, a atual crise".

Também defendida pelos agricultores é uma "'retirada' à produção (compra pública a preços compensadores) dos vitelos e das vacas já fora da produção leiteira", assim como a isenção temporária e "sem perda de direitos" do pagamento das contribuições mensais para a Segurança Social e o reembolso de parte do consumo da 'eletricidade verde'.

Adicionalmente, o setor pretende um aumento da ajuda (ligada à produção) à vaca leiteira e a promoção do "consumo prioritário" da produção nacional nas cantinas públicas e dos mercados de proximidade, assim como o aumento do preço à compra pública de leite, laticínios e carne.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.