Produtores de leite e carne "marcham" hoje, em Braga, em "ação de sensibilização"

Produtores de leite e carne "marcham" hoje, em Braga, em "ação de sensibilização"
| Norte
Porto Canal com Lusa

Um grupo de produtores de leite e de carne vão, esta manhã, "marchar" numa "ação de sensibilização" em Braga com o objetivo de alertar para a "grave" crise que o setor atravessa e apelar ao consumo de produtos nacionais.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Leite e de Carne, Jorge Lobato, explicou que o objetivo da concentração, marcada para as 11.00 na Avenida Central, é "alertar" a população para a qualidade do produto nacional e para a "falta de fiscalização" dos laticínios e das carnes importadas.

O "encontro", que a organização espera reunir cerca de 500 pessoas, coincide com a abertura da 49ª Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação (AGRO), onde estará presente o ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

"A população tem que saber que a crise que enfrentamos no setor leiteiro e das carnes está a por em risco muitos postos de trabalho diretos e indiretos. Além disso, queremos alertar as pessoas para a necessidade de mais fiscalização aos produtos importados", explicou o responsável.

Segundo Jorge Lobato, "não faz sentido que um país que é autossuficiente em leite importe todos os anos toneladas de produtos lácteos de qualidade inferior àquela que produz".

Para o responsável, "o consumidor opta pelo produto mais barato, como é o caso das marcas brancas" mas, alertou, "esse mesmo consumidor tem que saber que aquele produto é pior do que o nacional".

Os representantes do grupo, que irá distribuir panfletos pelo centro de Braga "marchando" depois pela Av. da Liberdade em direção ao recinto da AGRO, o Parque de Exposições de Braga, vão, de tarde, estar com o ministro da Agricultura que irá presidir a um seminário sobre o setor pecuário.

"O Senhor ministro conhece as nossas reivindicações e as nossas preocupações e não nos calaremos até vermos os nossos direitos como produtores assegurados, nomeadamente a reintrodução de quotas de produção", adiantou Jorge Lobato.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.