Artefacto que explodiu em basílica de Saragoça era uma botija de gás

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 02 out (Lusa) - O artefacto que explodiu hoje na basílica do Pilar de Saragoça sem causar feridos era uma botija de gás, segundo fontes policias que atribuem a ação a um pequeno grupo radical de extrema-esquerda.

Na altura da explosão, que ocorreu ao início da tarde, a basílica encontrava-se aberta ao público, ainda que não tenha havido feridos.

É a segunda vez este ano que um artefacto é colocado num templo religioso. No passado dia 07 de fevereiro, a polícia desativou na catedral da Almudena, em Madrid, uma bomba composta por um detonador e 1.200 gramas de explosivo cuja colocação foi assumida por um grupo anarquista autodenominado "Comando Insurreccionalista Mateo Morral".

Em comunicado, o grupo afirmou que pretendia mostrar o seu descontentamento com a monarquia borbónica espanhola.

ASP // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.