Profissionais da DGO em greve na quarta-feira

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 out (Lusa) -- Os trabalhadores da Direção-Geral do Orçamento (DGO) cumprem na quarta-feira um dia de greve, sendo que a paralisação vai ser acompanhada por um piquete nas instalações da DGO, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Comissão de Trabalhadores.

Os profissionais da Direção-Geral do Orçamento decidiram no dia 18 de setembro, após uma votação, convocar uma greve para o dia 02 de outubro em protesto pela "degradação das condições de trabalho".

"Os trabalhadores da Direção Geral do Orçamento vêm alertando a tutela (Ministério das Finanças), desde meados de 2012, sobre a crescente insatisfação perante a degradação das condições de trabalho e de funcionamento do serviço, que tem prejudicado o cumprimento da missão que lhes é incumbida", referia o documento divulgado pela Comissão de Trabalhadores (CT), indicando que a paralisação foi decidida "por mais de 85%" dos profissionais da DGO.

De acordo com o mesmo documento da CT, não tendo sido oferecida qualquer solução, "não restou aos trabalhadores outra opção senão a declaração de um dia de greve durante o período de preparação do Orçamento do Estado, no sentido de pressionar a tutela a discutir possíveis soluções com os trabalhadores".

Na Direção-Geral do Orçamento trabalham cerca de 200 profissionais

PSP// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.