Governo vai fazer novo estudo económico-financeiro ao Terminal do Barreiro

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 fev (Lusa) -- O Governo vai fazer mais um estudo económico-financeiro ao projeto do Terminal do Barreiro e um outro à área de dragagens, que será realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), anunciou hoje a ministra do Mar.

Na audição conjunta da Comissão de Orçamento e Finanças com a Comissão de Agricultura e Mar, Ana Paula Vitorino afirmou que "será feito um estudo económico-financeiro, pois apenas foi realizado um estudo prévio e baseado num estudo que uma empresa privada tinha desenvolvido".

"Também na área de dragagens, atendendo às reservas colocadas publicamente por especialistas, será solicitado ao LNEC um estudo aprofundado sobre o assunto", anunciou a governante, na sua intervenção inicial no âmbito da apreciação, na especialidade, da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2016 (OE2016).

Ana Paula Vitorino realçou que "o Porto de Lisboa merece ter decisões bem fundamentadas, que invertam o ciclo de decréscimo da procura".

Há um ano, o Governo liderado por Passos Coelho anunciou que o Barreiro era a única localização em cima da mesa para a instalação do terminal de contentores, avançando agora a candidatura a fundos comunitários para a realização de estudos de impacte ambiental.

O estudo prévio e de impacte ambiental do futuro terminal de contentores de Lisboa, no Barreiro, está a ser feito por um consórcio português, liderado pela Consulmar, que venceu o concurso internacional.

Este Governo vai ainda alargar o período de consulta pública do projeto do terminal de contentores no Barreiro, que "tinha sido encurtado pelo anterior Governo de 45 para 20 dias", estando previsto para agosto.

"É um assunto demasiadamente importante para ser apreciado pelas populações e entidades públicas e privadas de forma rápida enquanto o país está de férias", explicou na sua intervenção inicial no parlamento.

JNM/RCR // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.