Stock da Cunha: "Somos o banco mais capitalizado a seguir ao Santander Totta"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 fev (Lusa) -- O presidente do Novo Banco, Stock da Cunha, realçou hoje que, apesar dos prejuízos de 980,6 milhões de euros em 2015, a entidade está bem capitalizada e os seus rácios de capital comparam com os melhores do sistema financeiro português.

"Dos cinco maiores bancos a operar em Portugal este é o segundo mais forte. Somos o banco mais capitalizado a seguir ao Santander Totta", realçou o gestor durante a conferência de imprensa de apresentação dos resultados do ano passado.

O Novo Banco fechou 2015 com um rácio de 'common equity tier 1' (CET1) de 13,6% em 'phased in' (implementação das novas regras), quando tinha fechado o ano anterior com este rácio situado nos 9,5%.

Já o CET 1 'fully loaded' (novas regras totalmente implementadas) ascende a 11,5%.

"É um banco em que se pode apostar. Quer para os clientes que pedem crédito, quer para os clientes que querem um sítio seguro para depositar as suas poupanças", vincou Stock da Cunha.

E reforçou: "Somos um banco crítico para Portugal, o terceiro maior em Portugal, com um ativo de 57,5 mil milhões de euros".

DN/IM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.