PS assume emprego e economia como prioridades para novo mandato em Viana do Castelo

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 30 set (Lusa) - O socialista José Maria Costa classificou hoje a sua reeleição na liderança da Câmara de Viana do Castelo como um "grande reconhecimento da comunidade" pelo trabalho dos últimos quatro anos, assumindo o emprego e a economia como prioridades.

"Fizemos uma campanha limpa, propondo projetos e ideias. Este resultado é um grande reconhecimento da comunidade pelo trabalho feito por um executivo sério e empenhado", afirmou José Maria Costa, depois de conhecidos os resultados destas eleições.

De acordo com os dados da Direção Geral de Administração Interna, o PS venceu na capital de distrito com 47,67% da votação, contra os 50,20% da primeira eleição de José Maria Costa, em 2009. Este resultado representa uma quebra de mais de três mil votos face às últimas eleições, tendo a lista socialista à Câmara obtido em 2013 um total de 22.183 votos.

"O meu partido agora é Viana do Castelo. Há muita gente que está a passar mal, a passar por dificuldades. A nossa grande tarefa passará por estarmos disponíveis e atentos aos problemas das pessoas", disse o autarca socialista. A prioridade do mandato passará, explicou, por políticas viradas para o emprego, a economia e a ação social.

O PS já lidera a Câmara de Viana do Castelo há 20 anos, mantendo nestas eleições os cinco vereadores do mandato anterior. O PSD, o segundo partido mais votado, manteve igualmente os três atuais vereadores, mas ficou a quase dez mil votos da lista socialista.

Eduardo Teixeira, presidente da distrital e deputado eleito pelo distrito, liderou a lista social-democrata à Câmara de Viana do Castelo e justificou o resultado com a "penalização" do eleitorado aos partidos do Governo.

"A manutenção dos mandatos é um dado positivo, face ao contexto nacional e ao centrar da discussão, durante a campanha eleitoral, por parte do candidato socialista, nas questões nacionais", lamentou Eduardo Teixeira, assegurando que irá assumir o lugar de vereador da oposição na Câmara de Viana do Castelo.

Estas eleições marcaram ainda o regresso da CDU (10,57%) ao executivo camarário, oito anos depois, através da ex-eurodeputada Ilda Figueiredo. Já a coligação CDS-PP/MPT não foi além dos 4,28%, perdendo o atual vereador.

O PCTP/MRPP garantiu uma votação para a Câmara Municipal de 1,60%, enquanto a lista do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) arrecadou 1,40% dos votos.

PYJ // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.