Presidente da TAP chamado de urgência pela ANAC

Presidente da TAP chamado de urgência pela ANAC
| País
Porto Canal (MYF)

Fernando Pinto, Presidente da TAP, foi chamado de urgência pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). O encontro, que ocorrerá durante a tarde desta segunda-feira, deverá ficar marcado pelo chumbo à privatização original da TAP. O regulador pedirá esclarecimentos sobre o empréstimo de 120 milhões de euros que devia entrar de imediato na TAP e que faz parte do plano de recapitalização da empresa.

Segundo a rádio Renascença, a ANAC bloqueou o acordo inicial de privatização feito ainda pelo anterior Governo porque continua com dúvidas sobre quem manda na companhia aérea.

Ao que tudo indica, o regulador deverá pedir esclarecimentos sobre o empréstimo de 120 milhões de euros que devia entrar de imediato na TAP e que faz parte do plano de recapitalização da empresa. Este valor é repartido pelos privados, dos quais fazem parte os chineses da HMA e o Estado, a quem cabe entrar com 30 milhões de euros.

Na passada sexta-feira, a ANAC avançou num comunicado que decidiu aplicar à TAP e à Portugália medidas cautelares que impedem a tomada de decisões de gestão extraordinária ou que tenham impacto significativo no património, na atividade e na operação das duas empresas. Estas medidas vão estar em vigor durante três meses.

O Estado deverá pagar 1,9 milhões de euros para ficar com 50% da TAP. O acordo alcançado entre o Governo e consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman prevê ainda que o consórcio privado passe de 61% do capital da companhia para 45%, podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.