Juncker recebe António Costa na próxima semana em Bruxelas antes de cimeira

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 12 fev (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, recebe o primeiro-ministro, António Costa, na próxima quinta-feira, em Bruxelas, antes de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE), anunciou hoje o executivo comunitário.

Uma porta-voz da Comissão Europeia indicou que a reunião, a ter lugar na quinta-feira de manhã, realiza-se no quadro do Conselho Europeu de 18 e 19 de fevereiro, à margem do qual Juncker tem previstos encontros bilaterais com vários líderes, entre os quais António Costa, que será assim recebido pela primeira vez no Berlaymont, sede da Comissão Europeia, desde que tomou posse como primeiro-ministro, em novembro do ano passado.

O encontro de Juncker e Costa tem lugar cerca de duas semanas depois de a Comissão Europeia e o Governo terem alcançado um compromisso sobre o projeto de Orçamento do Estado português para 2016, na sequência de intensas negociações entre Bruxelas e Lisboa.

Após receber António Costa, e antes de ambos participarem na cimeira de líderes da UE -- que será dominada pela questão das reformas reclamadas pelo Reino Unido para permanecer na União (o chamado "Brexit") e ainda pela crise migratória e de refugiados -, Jean-Claude Juncker participará também na tradicional "minicimeira" do Partido Popular Europeu (PPE) que antecede os Conselhos Europeus, na qual deverá encontrar o ex-primeiro-ministro e líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

ACC // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Paulo Raimundo alerta para "monstro à solta" após ataques a emigrantes no Porto

O secretário-geral do PCP advertiu que está “um monstro à solta”, reagindo ao que considerou terem sido “crimes de ódio” no Porto, e defendeu que é preciso responsabilizar quem o alimenta.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".