Ministério ouve OCDE e vai rever política de retenção de alunos

Ministério ouve OCDE e vai rever política de retenção de alunos
| País
Porto Canal (MYF)

O Ministério da Educação vai ter em atenção o aviso da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) de que o chumbo de alunos em Portugal é o principal fator de risco para os fracos desempenhos dos alunos portugueses nos testes PISA e promete atuar já nesta legislatura, avança o PÚBLICO.

Numa análise publicada esta quarta-feira, a OCDE conclui que Portugal é dos países membros que tem maior taxa de reprovação de alunos. Segundo a organização quem já chumbou tem probabilidades mais elevadas de voltar a chumbar.

Cerca de 34% dos alunos que participaram no estudo da OCDE já tinham reprovado pelo menos uma vez, colocando Portugal em oitavo lugar na lista dos países com mais repetentes. 56,1% dos alunos de 15 anos com piores desempenhos a Matemática nos testes PISA já tinham chumbado anteriormente (54,4% na média da OCDE). Portugal é também o 15.º país da OCDE com maior diferença entre estudantes carenciados e mais favorecidos.

Em declarações ao PÚBLICO, o Ministério da Educação defende que já tomou nota da avaliação da OCDE e promete atuar já nesta legislatura. "No que diz respeito ao PISA, há dois diagnósticos que sabemos que são centrais nas políticas educativas e que não só acolhemos como nos propomos enfrentar decisivamente no decorrer da legislatura: a promoção do sucesso escolar (como instrumento de redução drástica das ainda demasiado elevadas taxas de retenção) e a equidade no sistema educativo", explicou fonte oficial do Ministério ao jornal.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.