França ameaça Facebook

França ameaça Facebook
| Mundo
Porto Canal (MYF)

O Facebook tem três meses para parar de exportar dados para os EUA e recolher informações sobre os utilizadores franceses que não estão a usar o serviço diretamente, decidiu a Commission Nationale de L’Informatique et des Libertés (CNIL), da França.

A comissão francesa alertou para o Facebook parar de exportar os dados que recolhe dos utilizadores para os EUA. A rede social tem estado a realizar a passagem de dados para o outro lado do atlântico ao abrigo do Safe Harbor, apesar de este ter sido declarado ilegal pela Comissão Europeia, em outubro de 2015.

O CNIL quer acabar ainda com a estratégia do Facebook em colocar cookies nos computadores dos utilizadores de forma a conseguir recolher informações em vários sites que usam os seus plugins e outros serviços. O objetivo é proteger o mais possível os dados dos cidadãos.

Os países europeus tentam que os dados fiquem alojados apenas na Europa. No entanto, estes dados são o maior ativo e uma fonte de rendimento garantida para o Facebook, estando por isso, a rede social a tentar evitar estas limitações, procurando contornar as regras e encontrar falhas nas legislações.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.