Candidato do PS não desiste de centro oncológico em Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 25 set (Lusa) -- O candidato do PS à presidência da Câmara de Viseu, José Junqueiro, prometeu hoje que vai lutar para que a cidade tenha um centro oncológico caso seja eleito nas autárquicas do próximo domingo.

"Foi um projeto que ficou em cima da mesa, que tinha financiamento assegurado e que este Governo, a autarquia e o próprio candidato (do PSD) deixam cair, tentando confundir isso com o serviço de radioterapia", lamentou.

Durante uma deslocação ao hospital da cidade, José Junqueiro disse à agência Lusa considerar que "é intenção do Governo não fazer nenhum investimento em Viseu, nem na radioterapia, nem na oncologia".

"Mas nós não desistimos desse processo, porque o universo que vai abranger ultrapassa as 400 mil pessoas", dos distritos de Viseu e da Guarda, acrescentou.

O candidato socialista prometeu também fazer um acesso direto às urgências hospitalares, situadas nas traseiras do edifício.

"É uma competência da autarquia tratar do acesso direto às urgências, que é, eventualmente, o maior problema que temos aqui para os doentes e para as ambulâncias", considerou.

Segundo José Junqueiro, caso seja eleito para substituir Fernando Ruas (PSD), estará disponível para "iniciar a obra imediatamente".

O deputado e antigo secretário de Estado apontou ainda a importância das unidades de saúde familiares criadas "com o impulso do Governo do PS" e das unidades de cuidados continuados, relativamente às quais disse ter "pena que decisões da autarquia tenham atrasado o processo".

Na sua opinião, "os cuidados primários são fundamentais" na sua estratégia para a Câmara, que passa por apresentar uma candidatura à Rede Europeia das Cidades Saudáveis, entre outros projetos.

Nesta estratégia está previsto "o apoio de retaguarda aos idosos que vivem em isolamento e que, em caso de dificuldades, terão transporte assegurado caso pretendam usufruir do Serviço Nacional de Saúde", acrescentou.

Domingo, vão lutar pela cadeira da presidência da Câmara de Viseu, além de José Junqueiro (PS), Almeida Henriques (PSD), Hélder Amaral (CDS-PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

AMF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.