Marcelo considera Guterres "um candidato fortíssimo" para secretário-geral da ONU

| Política
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 22 jan (Lusa) - O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa considerou hoje o antigo primeiro-ministro socialista António Guterres "um candidato fortíssimo" ao lugar de secretário-geral das Nações Unidas, saudando a iniciativa do Governo de propor o seu nome.

"Ele é um candidato fortíssimo às Nações Unidas e penso que tem hipóteses de vitória. Por aquilo que conheço de informações internacionais, ele tem vindo a ganhar apoios crescentes e, portanto, não é um sonho, um devaneio, é um projeto que tem pés para andar", afirmou aos jornalistas, no final de uma visita ao mercado de Viana do Castelo.

O antigo presidente do PSD lembrou que defende há muitos meses que "deve ser uma prioridade" da diplomacia portuguesa "o apoio, a promoção, da candidatura do engenheiro António Guterres ao lugar importantíssimo de secretário-geral das Nações Unidas".

Na sua opinião, António Guterres "tem currículo, tem perfil, tem uma experiência notável ao serviço das Nações Unidas" e também "um apoio enorme dentro da estrutura da organização", conseguindo "fazer o consenso entre países muito diversos, europeus, não europeus, de vários continentes".

Neste âmbito, sublinhou que a sua candidatura "é muito importante para Portugal, mas é sobretudo muito importante para as Nações Unidas, porque ele tem uma visão de reforma das Nações Unidas".

"Saúdo a iniciativa do Governo e digo que, se for eleito no próximo dia 24, essa é uma missão, uma tarefa conjunta do Presidente da República, do Governo, da diplomacia portuguesa para o próximo ano e sobretudo para os próximos meses", acrescentou.

Questionado se, caso António Guterres tivesse avançado com uma candidatura a Presidente da República, também apresentaria a sua, Marcelo Rebelo de Sousa preferiu não especular.

"Sei lá. O que seria a vida se tivesse sido uma coisa diferente do que acabou por ser?", questionou, admitindo, no entanto, que António Guterres seria "um candidato muitíssimo forte".

AMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Fim das portagens nas ex-SCUT debatido hoje no Parlamento

A Assembleia da República debate esta quinta-feira, por iniciativa do PS, o fim das portagens em autoestradas ex-SCUT, propostas com um desfecho incerto uma vez que os partidos não “abriram o jogo” em relação aos sentidos de voto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".