PAN planta 30 árvores para pedir reflorestação em Viana do Castelo

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 25 set (Lusa) - A candidatura do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) à Câmara de Viana do Castelo plantou hoje, naquela cidade, 30 árvores, um ato simbólico de alerta para a necessidade de reflorestação do concelho com espécies nativas.

Com esta ação, explicou à Lusa o candidato Hélder Pena, o PAN quis "denunciar e contrariar" publicamente o decreto-lei 96/2013 de 19 de julho, que "constitui um tremendo ataque às pessoas, aos animais e à natureza".

Trata-se, explicou, de uma legislação "atentatória da muito pouca floresta nativa que ainda existe", constituindo "uma ameaça às pessoas e seus bens, a todos os animais e à natureza".

"É um instrumento legislativo que pretende, no fundo, alargar a área de eucaliptal, já de si enorme, com todas as consequências sobejamente conhecidas como a diminuição da biodiversidade, o esgotamento dos solos e dos lençóis freáticos e a consequente diminuição da humidade no solo", disse.

Estes fatores, "conjugados com as alterações climáticas e o aquecimento global", acrescentou, produzem incêndios de elevada gravidade, como demonstram os ocorridos este verão, também em Viana do Castelo.

"Falei com as duas corporações de bombeiros de Viana, municipais e voluntários, que confirmaram a brutalidade dos incêndios em eucaliptais, do enorme risco para a sua integridade física. Tive também oportunidade de conversar com especialistas da floresta, que inclusivamente apelidam estes eucaliptais de deserto verde", apontou Hélder Pena.

O candidato admitiu que esta legislação provocará "caos e a destruição" ambiental, motivo pelo qual o PAN vai lançar uma petição nacional com vista à sua revogação.

Com a plantação de hoje, o partido demonstrou a "inequívoca necessidade de ter árvores nativas em Viana do Castelo" e a sua "importância" na vida da população.

Além de Hélder Pena (PAN), às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo candidatam-se, Eduardo Teixeira (PSD), Maria Hermínia Antunes (PCTP/MRPP), José Maria Costa (PS), Carlos Meira (CDS-PP/MPT) e Ilda Figueiredo (CDU).

PYJ // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.