Quarenta e três câmaras descem o IMI, três sobem

Quarenta e três câmaras descem o IMI, três sobem
| Economia
Porto Canal (LYC)

Apenas 1% das 308 câmaras municipais portuguesas vão subir o IMI no próximo ano e 136 (44%) vão cobrar a taxa mínima (3%).

As taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a cobrar em 2016 vão manter-se iguais em 259 das 308 câmaras municipais, o equivalente a 84% do total, avançou o Jornal de Negócios esta segunda-feira.

As taxas podem variar entre os 3% e os 5% e cabe a cada autarquia avaliar a taxa que melhor se aplica às suas necessidades financeiras. Em 2016, das 308 autarquias 136 (44%) irão cobrar a taxa mínima e 31 cobrarão a taxa máxima, menos três do que no ano passado.

Quase 71% das autarquias decidiu dar um desconto no IMI a famílias com filhos., avançou ainda o Jornal de Negócios. No entanto, municípios como Porto, Amadora, Sintra ou Setúbal, não são abrangidos por essa benesse.

As famílias com filhos residentes em 218 dos 308 municípios portugueses vão beneficiar, em 2016, de um desconto no imposto a pagar. Isto porque, de acordo com o Orçamento do Estado de 2015, os municípios podem adoptar uma redução do imposto a pagar por proprietários de imóveis conforme o número de filhos. Traduzindo-se em percentagens de até 10% com um dependente, até 15% com dois e até 20% com três ou mais.

 

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.