Candidato do PTP a Gaia quer acabar com 'bullying' nas escolas

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 21 set (Lusa) -- O candidato do PTP à Câmara de Gaia, Manuel Almeida, disse hoje que pretende acabar com o fenómeno de 'bullying' nas escolas do concelho, assumindo que irá ele próprio aos estabelecimentos de ensino para "impor cidadania".

"Eu assumo que, se ganhar as eleições, irei trabalhar nisso e eu mesmo irei às escolas. Impor respeito, impor cidadania no cérebro deles [alunos]. Têm de respeitar. Aí é que está a cidadania", afirmou hoje à Lusa o candidato do PTP.

Manuel Almeida defendeu que a "agressão" e os "insultos" aos professores "tem de acabar, assim como o bullying" e a discriminação sexual.

O candidato pretende, ainda, combater os "maus tratos aos professores" por parte "dos adolescentes", considerando que a "câmara tem de ter alguém específico" que vá às escolas, fale com os alunos e monitorize o seu comportamento.

"Tem de haver alguém a intervir nestes aspetos, porque isto tem de acabar", salientou.

Ainda no âmbito da educação, o candidato do Partido Trabalhista Português assumiu concordar com a decisão do governo em acabar com o inglês obrigatório no primeiro ciclo.

"Eu diria que na primária não é eficaz o inglês", sublinhou Manuel Almeida, para quem apenas "a partir da terceira classe seria viável" o ensino daquela língua. Antes disso, segundo o candidato, "é tempo perdido e queimar horas e dinheiro".

Além de Manuel Almeida (PTP), concorrem à Câmara de Vila Nova de Gaia os candidatos Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS-PP), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente) e Cristiana Máximo (PCTP/MRPP).

O município é atualmente gerido por Amélia Traça, depois de o social-democrata Luís Filipe Menezes, que se candidata à Câmara do Porto nas eleições de 29 de setembro, ter suspendido o mandato.

LIL // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.