Parada (PS) diz não estar à espera de Guilherme Pinto para governar a câmara"

| Política
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 19 set (Lusa) -- O candidato do PS à Câmara de Matosinhos, António Parada, disse hoje que não está à espera de Guilherme Pinto para governar a câmara, acusando-o de ser um falso independente e de levar o pior da política com ele.

À margem de uma visita ao Centro Comercial Londres -- onde defendeu a promoção do comércio tradicional e garantiu que com ele na câmara não haverá mais nenhuma grande superfície comercial em Matosinhos -- António Parada foi questionado pela agência Lusa sobre o cenário pós-eleições e o que fará caso precise de se coligar com Guilherme Pinto.

"Acha que eu vou precisar de Guilherme Pinto na câmara? Eu vou precisar de governar Matosinhos com estabilidade. Eu não estou à espera de Guilherme Pinto para governar a câmara", respondeu.

"Não haverá nenhum partido da oposição, caso não tenha maioria, que vote contra uma medida que vá defender o interesse da nossa comunidade", afirmou, acrescentando: "e por isso não preciso de nenhuma coligação, se calhar. Não estou a dizer que não a farei. Não estou é preocupado com isso".

Parada criticou ainda o atual presidente de câmara -- que este ano concorre como independente depois de ter sido eleito duas vezes pelo PS - por andar "com um boletim de voto a dizer onde é que se tem que votar".

"Não se está a falar para analfabetos, está-se a falar para pessoas com formação. As pessoas sabem onde é que vão votar e por isso tratar os matosinhenses a esse nível, está tudo dito", observou.

O socialista acusou ainda Guilherme Pinto de se ter servido do PS durante 24 anos - 16 como vereador e oito como presidente de câmara -- e de neste momento estar a combater "o seu partido dizendo que está contra os partidos".

"Mas vá lá alguém acreditar neste tipo de político. Ele é um político, não é um independente. É alguém que leva o pior da política com ele", condenou.

Parada foi mais longe nas críticas a Guilherme Pinto: "é como aquele filho que o pai não lhe dá dinheiro e ele mata o pai se for preciso para conseguir aquilo que quer".

Além de António Parada e Guilherme Pinto, concorrem em Matosinhos os candidatos Pedro da Vinha Costa (PSD), Manuel Maio (CDS-PP), José Pedro Rodrigues (CDU), Fernando Queiroz (Bloco de Esquerda) e Orlando Cruz (PTP).

JF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.