Trabalhadores do Metro de Lisboa em greve parcial durante seis dias consecutivos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 dez (Lusa) -- Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa entregaram hoje um novo pré-aviso de greve parcial para os dias 12, 13 e 14 de dezembro, protestando contra alterações de organização do trabalho dos maquinistas, disse hoje à Lusa fonte sindical.

Segundo a dirigente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), Anabela Carvalheira, estes três dias de protesto têm o mesmo propósito do que a greve já anunciada para os dias 09, 10 e 11 de dezembro, pelo que haverá no total seis dias de paralisação a partir da próxima semana.

A circulação do Metro de Lisboa vai estar com perturbações ao longo de todo o período de funcionamento -- das 06:30 às 01:00 --, uma vez que a paralisação se reflete nas "três primeiras horas de cada primeiro período de serviço de cada maquinista", disse a dirigente, acrescentando que ainda não estão definidos os serviços mínimos para estas greves.

"É uma luta apenas dos maquinistas e tem a ver com questões específicas da alteração de organização do trabalho", explicou a sindicalista, dando como exemplo "a marcação de férias, que é um direito e que querem considerar um mérito".

Anabela Carvalheira afirmou ainda que o Metropolitano de Lisboa tem falta de maquinistas e explicou que "a empresa quer obrigar estes maquinistas a fazer trabalho de mais do que um trabalhador".

"Isto não é possível, além de que esta situação pode potenciar a falta de segurança no Metro", alertou.

De acordo com a sindicalista, os trabalhadores do Metropolitano pretendem que "sejam suspensas as alterações [de organização do trabalho dos maquinistas] e que se encontre uma solução, desde logo a contratação de mais maquinistas".

A convocação destes seis dias de greve foi decidida no mesmo dia em plenário de trabalhadores, porém resolveu-se "entregar um pré-aviso de cada vez", explicou Anabela Carvalheira.

Em relação ao contexto político da marcação das greves, a dirigente da Fectrans revelou que foram decididas antes da entrada em funções do atual Governo.

"Acreditamos que a entrada deste Governo vai ser diferente e que a solução vai ser encontrada", considerou Anabela Carvalheira, adiantando que têm já agendada uma reunião com o secretário de Estado dos Transportes, na segunda-feira, às 10:00.

Questionada sobre se há possibilidade de desconvocar as greves tendo em conta o resultado da reunião com a tutela, a sindicalista afirmou que "até à altura do início da greve há sempre hipótese de desconvocar" a paralisação.

Estas greves foram convocadas por quatro estruturas representativas dos trabalhadores: FECTRANS, Sindicato dos Trabalhadores da Tração do Metropolitano (STTM), Sindicato da Manutenção do Metropolitano (SINDEM) e Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA).

SYSM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.