Adesão à greve na rodoviária STCP ronda os 30%

| Norte
Porto Canal com Lusa

A adesão à greve de hoje dos trabalhadores Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) devido à redução de 50% no pagamento do trabalho em dia feriado situa-se nos 30%, revelou Jorge Costa, do Sindicato Nacional dos Motoristas.

Em declarações à Lusa, o responsável sindical notou que a greve é uma forma de protesto por não ter sido reposto o pagamento a 100% pelo trabalho em dia feriado e que, "tal como nos outros feriados ao longo do ano", a adesão dos funcionários da STCP se situa "entre os 30%".

Jorge Costa revelou ainda que a 25 de dezembro, dia de Natal, a greve vai repetir-se "se, até lá, não houver evolução" quanto ao pagamento do trabalho em dia feriado.

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) estão hoje a cumprir mais uma greve em protesto contra a redução em 50% das horas trabalhadas em dia feriado.

Esta é a penúltima paralisação do ano em dia feriado, depois de já em 2013 e 2014 os trabalhadores da rodoviária terem entregado um pré-aviso de greve para todos os feriados do ano.

A greve teve início às 00:00 e decorre até às 24:00.

Segundo Jorge Costa, do Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM), na STCP não foi reposto o pagamento a 100% pelo trabalho prestado em dias de feriado.

A remuneração relativa às horas extraordinárias sofreu alterações nos últimos anos, devido a medidas implementadas pelo Governo liderado pelo social-democrata Pedro Passos Coelho.

Em 2012, através de uma alteração ao Código do Trabalho, o valor pago pelo trabalho suplementar foi reduzido para metade, contudo, desde 01 de janeiro deste ano, cumprindo a decisão do Tribunal Constitucional, o anterior governo deixou cair essa medida, sendo que os trabalhadores abrangidos por contratos coletivos de trabalho devem receber o pagamento a 100%.

Na segunda-feira foi decidido que vão ser apresentados novos pré-avisos de greve para o trabalho em dias de feriado em 2016, para além de já ter sido pedida uma reunião ao novo ministro do Ambiente, Matos Fernandes.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.