Sampaio da Nóvoa deseja felicidades ao novo executivo e fala de momento histórico

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 nov (Lusa) - O candidato a Belém António Sampaio da Nóvoa desejou hoje "as maiores felicidades" ao XXI Governo, considerando que neste "momento histórico" ficou clara a importância do papel do Presidente da República, que não deve excluir ninguém.

Durante o discurso de inauguração da sede de campanha nacional, em Lisboa, e lançamento do livro "Política de Vida", da autoria de Sampaio da Nóvoa, o candidato presidencial afirmou que se está a viver um "momento histórico" e que, "ao fim de cerca de 50 dias de incertezas e de alguma turbulência política, o processo das eleições legislativas está prestes a ficar resolvido".

"Amanhã toma posse um novo Governo, ao qual desejo as maiores felicidades, a bem do país e dos portugueses", enfatizou.

Na opinião de Sampaio da Nóvoa, "agora abre-se um novo capítulo, este capítulo das Presidenciais", considerando que nestas semanas se ficou a saber, primeiro, "a importância do papel de um Presidente da República" na vida política.

"E, contrariamente ao que muitos andaram a dizer, ficámos a saber que não há vencedores antecipados e temos uma eleição em aberto para disputar e para ganhar", destacou ainda.

Para o candidato a Belém, e caso algumas dúvidas houvesse, "as últimas semanas tornaram clara a urgência" da candidatura que encabeça já que "faz falta um Presidente da República capaz de representar todos os portugueses", pegando numa ideia defendida por Carvalho da Silva de que é preciso "construir compromissos históricos num tempo tão exigente da nossa vida".

"Um Presidente que não exclua ninguém, que não fique refém de interesses particulares ou de lógicas partidárias. Um Presidente capaz de acolher e de apoiar as alianças necessárias à estabilidade governativa. Um Presidente sem preconceitos e sem tabus", defendeu ainda.

Para Sampaio da Nóvoa, o "país está dividido, mas tem estado também desligado, divorciado" e "a distância face ao poder mina a confiança nas instituições", Governo, Assembleia da República e Presidente da República.

"Porém, as últimas semanas, trouxeram-nos uma boa notícia. E a boa notícia é que, no meio de uma agressividade desnecessária, houve um regresso da política. Foi bom - é bom - ouvir os portugueses discutirem a Constituição, darem a sua opinião sobre o que deveria, ou não, fazer o Presidente da República", considerou ainda.

O candidato a Belém assegura que não será nunca um Presidente de fação.

"Não contem comigo para isso. Não serei nunca um Presidente que age a favor de uma parte, de uma fação, tendenciosamente. Serei um Presidente independente, imparcial, capaz de promover a participação dos cidadãos, para que se liguem, de novo, à vida política", assegurou.

JF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.