Toda a equipa de Mário Centeno participou no cenário macroeconómico do PS

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 nov (Lusa) - A equipa liderada por Mário Centeno no Ministério das Finanças, com quatro secretários de Estado, esteve toda envolvida na elaboração do cenário macroeconómico socialista, disse hoje à agência Lusa fonte do PS.

Ricardo Mourinho Félix, (Adjunto, do Tesouro e das Finanças), 41 anos, é deputado eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal e tem funcionado como um "braço direito" de Mário Centeno nos trabalhos de preparação do programa financeiro dos socialistas.

O primeiro secretário de Estado da hierarquia da equipa de Mário Centeno é mestre em economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e licenciado em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

Ricardo Mourinho Félix é desde 2013 coordenador da área de conjuntura e previsão no departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal, conciliando a coordenação da análise e das previsões da economia portuguesa e a representação junto do BCE (Banco Central Europeu), Comissão Europeia e OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), com atividades de investigação aplicada sobre a interação entre política orçamental.

Já Fernando Rocha Andrade, membro do Secretariado Nacional do PS, ex-secretário de Estado e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi o único não economista que integrou a equipa do cenário macroeconómico coordenada por Mário Centeno.

Como professor universitário, Fernando Rocha Andrade tem vários trabalhos científicos publicados na área da fiscalidade e, do ponto de vista político, é considerado um dos elementos do "núcleo duro" do secretário-geral do PS, António Costa.

João Leão, secretário de Estado Orçamento, é professor no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) e foi diretor do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia, enquanto Carolina Ferra, que será secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, exerceu funções de diretora Geral da Administração Pública.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.