Operação policial em curso tem como alvo cérebro dos ataques

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 18 nov (Lusa) -- A operação policial lançada esta madrugada no norte de Paris tem como objetivo a captura do alegado cérebro dos atentados da passada sexta-feira na capital francesa, Abdelhamid Abaaoud, segundo o canal televisivo BFM TV.

De acordo com as autoridades, citadas pela AFP, o alvo da operação é um grupo de homens que estão escondidos num apartamento em Saint Denis, zona do Stade de France, uma das que foram alvo dos ataques na passada sexta-feira.

A área, onde esta madrugada se registou uma troca de tiros em que, segundo fontes da investigação citadas pela AFP, vários polícias ficaram feridos, foi interditada.

As mesmas fontes citadas pela agência AFP já haviam dito que esta operação policial em Saint Denis estava relacionada com os atentados de Paris de sexta-feira passada, em que 129 pessoas morreram.

Os disparos, que começaram pelas 04:30 (03:30 em Lisboa), aconteceram junto à praça Jean Jaures, muito próxima da histórica basílica gótica onde estão enterrados vários reis franceses.

Uma fonte próxima da investigação disse à AFP que uma unidade armada especial participou nesta operação, que surge numa altura em que a Europa está em alerta após imagens de vídeo de um dos locais dos ataques de sexta-feira levantarem a possibilidade de ter havido um nono terrorista.

Não é claro se este nono homem é um dos dois suspeitos de serem cúmplices já detidos na Bélgica ou se está em fuga, potencialmente com Salah Abdeslam, o homem de 26 anos responsável por um dos ataques, no café Bonne Biere, juntamente com o seu irmão Brahim, bombista suicida.

ISG// MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.