França, Reino Unido e EUA pedem resolução da ONU forte para Síria

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 16 set (Lusa) -- A França, o Reino Unido e os Estados Unidos pediram hoje uma resolução da ONU "forte e obrigatória" sobre a entrega pela Síria do seu arsenal químico, anunciou a presidência francesa.

O Presidente francês, François Hollande, e os chefes das diplomacias britânica, William Hague, e norte-americana, John Kerry, acordaram, num encontro que mantiveram hoje em Paris, que tem de haver "um calendário preciso" para o desmantelamento do arsenal sírio, segundo um comunicado da presidência.

Durante o encontro, François Hollande sublinhou que os três aliados devem "manter a linha de firmeza que permitiu desencadear o processo diplomático e de solidariedade", segundo fontes da presidência citadas pela agência France Presse.

Paris, Londres e Washington pretendem trabalhar numa resolução do Conselho de Segurança da ONU "durante a semana" e consideram que a publicação, prevista para hoje, do relatório dos inspetores das Nações Unidas sobre o ataque químico de 21 de agosto perto de Damasco constitui "sem dúvida uma ocasião favorável para avançar nesse projeto".

"Chegaram a acordo quanto ao facto de que a resolução deve ser forte, robusta e prever prazos exatos, com um calendário preciso", segundo as mesmas fontes.

A resolução deve ser igualmente "obrigatória quanto aos deveres do regime sírio" que fixar, acrescentaram.

Franceses, britânicos e norte-americanos defenderam a necessidade de se manterem "extremamente unidos" durante esta semana e "trabalhar desde já numa solução política" em contacto com a oposição ao regime de Bashar al-Assad.

É necessário "avançar muito rapidamente" dada a "situação muito complicada no terreno", insistiram as fontes.

A resolução da ONU deve traduzir o acordo anunciado no sábado por John Kerry e o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, o qual já fixa prazos precisos, ao dar uma semana a Damasco para apresentar uma lista das armas químicas que possui, as quais devem ser destruídas até ao fim do primeiro semestre de 2014.

MDR // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.