Portugal tem de pedir à 'troika" mais tempo - Seguro

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 15 set (Lusa) - O secretário-geral do PS defendeu hoje que Portugal deve dizer claramente à missão 'troika' que o país precisa de mais tempo para equilibrar as contas públicas, porque há mais pobres e muitos portugueses a sofrer.

António José Seguro fez esta referência à nova missão da 'troika' (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia), que se inicia esta segunda-feira, durante o comício de apoio à candidatura socialista de José Junqueiro à Câmara Municipal de Viseu.

Depois de um discurso crítico em relação às desigualdades sociais em Portugal, o líder socialista disse que, ao contrário do Governo, ele sabe o que dizer à 'troika' para defender a posição nacional.

"A 'troika' vem amanhã [segunda-feira] a Portugal para mais uma avaliação e o país desconhece qual a posição do Governo, porque o Governo fala a várias vozes, quando deveria ter uma posição firme. No PS há coerência e firmeza nas suas posições: Só conseguiremos sair desta situação se Portugal tiver mais tempo para equilibrar as suas contas públicas. É necessário dizer isso à 'troika'" sustentou Seguro na sua intervenção.

No entanto, o secretário-geral do PS considerou que a 'troika' e o Governo têm sido insensíveis a uma posição mais favorável ao crescimento e ao emprego.

"Só podem ser insensíveis ao sofrimento e à dor ou quem é muito frio ou quem não conhece o país, porque há de facto muita gente a sofrer e há muita pobreza no nosso país", declarou o líder socialista.

Seguro defendeu mesmo que "entra pelos olhos de todos" a realidade nacional de maior empobrecimento e que não cumpre qualquer objetivo de consolidação orçamental.

"O Governo e a 'troika' não conseguiram alcançar uma única meta orçamental. O que falta à 'troika' e ao Governo para perceberem que têm de mudar de caminho?", interrogou-se Seguro.

Na sua intervenção, Seguro deixou vários elogios ao candidato socialista à Câmara de Viseu, dizendo que José Junqueiro, enquanto cabeça de lista do PS em eleições legislativas, já fez história neste distrito ao derrotar pela primeira vez o PSD.

"Desejamos que José Junqueiro volte a fazer história no próximo dia 29", disse, já depois de ter desvalorizado as sondagens.

"A política está cheia de vencedores nas sondagens e de derrotados na noite das eleições", avisou o secretário-geral do PS.

PMF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.