CDU quer rever concessões de estacionamento subterrâneo a privados

| Política
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 13 set (Lusa) - A candidata da CDU à Câmara de Viana do Castelo exigiu hoje a revisão das concessões municipais a privados dos vários parques subterrâneos, por considerar o estacionamento automóvel como um dos problemas da cidade.

Para Ilda Figueiredo, os vários parques de estacionamento subterrâneo da cidade, construídos por promotores privados, compensados pela concessão da sua gestão, "são exemplos de parcerias público-privadas a nível local", de iniciativa municipal e cuja "revisão" é "necessária e urgente".

"Num país onde se diz que são precisos sacrifícios, que caem sempre sobre os mesmos, os grupos privados destas parcerias público-privadas continuam com os mesmos lucros. Isto não se admite", afirmou Ilda Figueiredo.

Segundo dados do município, entre estacionamento subterrâneo e à superfície, existem sete operadores privados, que exploraram, na cidade, 5800 lugares pagos. Metade destes são parques subterrâneos.

A falta de estacionamento gratuito na cidade tem sido precisamente um dos temas mais abordados pelos candidatos à Câmara de Viana do Castelo nos últimos dias. A CDU reclama a criação de novas áreas na cidade para esse efeito, mas sem custos, nomeadamente para moradores e visitantes.

"As concessões devem ser renegociadas, mas não dizemos para acabar com elas. Rever, isso sim, em função da situação existente, porque isto foi um erro, e a CDU disse-o na época", sublinhou Ilda Figueiredo, durante a apresentação das propostas eleitorais da coligação PCP/PEV à Câmara de Viana do Castelo.

"Estas participações público-privadas são, na prática, privatizações, durante dezenas de anos, do uso do subsolo em benefício de alguns grupos económicos, o que não devia ter sido feito. Esta situação não pode continuar", apontou ainda, identificando este como um dos principais problemas da cidade, por provocar a desertificação do centro histórico e prejudicar a economia local.

Ainda em termos de mobilidade, a candidata da CDU propõe um plano para melhorar "centenas de ruas e vias com mau piso, esburacadas, sem passeios, sem valetas e, em alguns casos, sem luz elétrica".

A abolição das portagens na antiga Scut A28, a paragem comercial em Viana do Castelo do comboio diário Porto-Vigo, que desde julho passou a ser direto, ou a implementação de um "sistema eficaz" de transportes públicos urbanos para "facilitar a mobilidade dos moradores, idosos e visitantes" são outras exigências da lista da CDU nesta área.

Além também de Ilda Figueiredo, às eleições de 29 de setembro em Viana do Castelo recandidata-se José Maria Costa (PS). Concorrem também Hélder Pena (PAN), Maria Hermínia Antunes (PCTP-MRPP), Carlos Meira (CDS-PP/MPT) e Eduardo Teixeira (PSD).

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.