Paulo Fonseca desvaloriza ausência prolongada dos internacionais do FC Porto

Paulo Fonseca desvaloriza ausência prolongada dos internacionais do FC Porto
| FC Porto
Porto Canal

Em vésperas de recepção ao Gil Vicente, na quarta jornada da I Liga de futebol, o treinador do FC Porto considerou hoje que a ausência prolongada de vários internacionais ao serviço das seleções "não pode servir de desculpa para nada".

Paulo Fonseca desvalorizou o facto de apenas poder contar com o plantel completo apenas no treino de sexta-feira, antes da partida da sábado (20:15), tendo em conta que durante quase duas semanas esteve privado de uma dezena de jogadores.

"Não sendo uma situação ideal, não pode servir de desculpa para nada e temos que conviver com ela", disse Paulo Fonseca, na antevisão ao confronto com os gilistas, quartos classificados no campeonato, razão pela qual os considera "a equipa surpresa", até ao momento.

"Têm duas vitórias em três jogos, todas num contexto difícil. E a única derrota que sofreram foi contra o Benfica, na Luz, e apenas nos descontos", recorda o treinador do líder do campeonato, que antevê uma "partida sem facilidades".

Paulo Fonseca, que observou ao vivo o jogo no recinto do rival, admitiu que o Gil Vicente "é um adversário difícil, sobretudo por estar moralizado pela excelente campanha que está a fazer".

"Também melhorou do ano passado para este. Tem um plantel relativamente diferente, para melhor, e mudou de técnico. Tudo isso se reflete", afirmou.

Razões pelas quais aceita que o jogo no Dragão possa ser considerado "perigoso", recordando que o Gil Vicente até foi a última equipa portuguesa a infligir uma derrota ao FC Porto, a 29 de janeiro de 2012, em Barcelos, há duas temporadas.

"Temos a enorme obrigação de não relaxar, pois será um momento em que temos de estar a 100 por cento no que diz respeito às nossas tarefas", disse Paulo Fonseca, que espera um adversário em tudo idêntico ao que se apresentou na Luz: "Em contenção, na defesa, e muito rápidos na transição para o contra-ataque".

Por fim, questionado sobre a vantagem de cinco pontos sobre o principal rival das últimas épocas, o Benfica, Paulo Fonseca entendeu "não valorizar, neste momento".

"O campeonato ainda agora começou. Não quero dar importância a isso. Apenas estamos focados nas nossas obrigações", frisou.

Voltando às duas semanas sem os internacionais, o responsável portista revelou ter ficado satisfeito pela estreia de Licá na seleção de Portugal e ter acompanhado de muito perto todas as atuações dos restantes jogadores: "Uns jogaram, outros não, mas estou satisfeito com o que todos produziram".

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.