Desemprego na Grécia atinge nível recorde de 27,9% em Junho

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 12 set (Lusa) - O desemprego na Grécia bateu em junho um novo recorde, afetando 27,9% da população ativa, mais 0,3% do que em maio, segundo dados hoje revelados pelo gabinete de estatísticas grego.

A notícia surge no mesmo dia em que os técnicos da 'troika' regressam a Atenas para uma nova análise dos progressos do programa de reformas que a Grécia tem de implementar em troca do resgate financeiro.

A Grécia registou em junho um total de 1.403.698 desempregados, mais 22.610 do que em maio e mais 174.709 do que no mês homólogo de 2012 quando a taxa de desemprego se situava nos 24,6%.

A taxa de desemprego jovem (menores de 25 anos) atingiu os 58,8%, abaixo do máximo histórico de 64,9% registado no mês anterior, mas acima dos 54,8% do período homólogo.

Em junho de 2008, no início da crise, a taxa de desemprego na Grécia era de 7,3%.

Os técnicos do Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetária Internacional estão na Grécia a avaliar as reformas e a preparar o terreno para os chefes da missão da 'troika', cuja chegada se prevê, segundo a Efe, para 21 e 22 de setembro.

Entre outras questões que a Grécia tem de resolver para receber, em outubro, a próxima 'tranche' de 1.000 milhões de euros, encontra-se a passagem de 12.500 funcionários públicos para um regime de mobilidade, recebendo durante oito meses 75% do salário.

Após este período, os que não forem transferidos para outro posto na administração pública serão despedidos.

O Governo comprometeu-se a colocar 25.000 pessoas neste regime até ao final deste ano.

A estes vão juntar-se mais 4.000 funcionários públicos que serão despedidos até dezembro e outros 11.000 em 2014.

Os sindicatos marcaram várias greves para a próxima semana, com paragens até cinco dias consecutivos em escolas, universidades, hospitais públicos e mesmo o comércio, embora este setor interrompa a atividade apenas um dia.

RCR // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.