Bombeiros profissionais negoceiam com Governo organização idêntica à PSP e à GNR

| Política
Porto Canal / Agências

Leiria, 11 set (Lusa) - O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) disse hoje que está a ser negociado com o Governo a criação "de uma organização parecida ou igual à GNR e à PSP" que integre os bombeiros profissionais no país.

"Entre a secretaria de Estado da Administração Interna e a ANBP foi produzido um anteprojeto oficial, que se encontra já com os secretários de Estado da Administração Pública e Local", adiantou Fernando Curto.

Uma reunião com o secretário de Estado da Administração Local está agendada para segunda-feira, para discutir um documento que o responsável espera ser aprovado até ao final do ano, sublinhou o próprio à margem da cerimónia do Dia Nacional do Bombeiro Profissional, em Leiria, durante a qual foram homenageados os bombeiros falecidos durante este verão no combate às chamas.

A uniformização das carreiras dos bombeiros profissionais, assim como o consequente conteúdo funcional, horário de trabalho, avaliação, cartão de identificação igual para todos os bombeiros profissionais e uniformização de fardamentos e seguros são algumas das propostas que constam do documento.

Fernando Curto garantiu que as propostas implicam, inclusive, "menos custos", uma vez que, exemplificou, com a criação de uma única carreira entre bombeiros e sapadores municipais "serão diminuídos postos".

JYMC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.