Vice-presidente do PSD admite ponderar sugestões do PR para revisão constitucional

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 out (Lusa) - A vice-presidente do PSD Teresa Leal Coelho disse hoje que as sugestões apresentadas pelo Presidente da República para uma futura revisão constitucional serão "ponderadas", nomeadamente a nomeação do governador do Banco de Portugal.

Em declarações aos jornalistas à saída da cerimónia de abertura do Ano Judicial, que decorreu no Supremo Tribunal de Justiça, Teresa Leal Coelho disse que o conjunto de sugestões deixadas pelo chefe de Estado "serão ponderadas", até porque na generalidade correspondem já a algumas orientações de o PSD tem vindo a defender numa eventual futura revisão constitucional.

"São ajustes da Constituição", afirmou.

Questionada sobre a sugestão de Cavaco Silva de que seja o chefe de Estado, sob proposta do Governo, a nomear o governador do Banco de Portugal, a vice-presidente do PSD reconheceu a validade do argumento apresentado de que os presidentes dos bancos centrais "têm uma relevância absolutamente determinante nas economias".

"Devemos olhar também para uma eventual aproximação legislativa nessas matérias relativamente aos nossos parceiros europeus", acrescentou, ressalvando, contudo que qualquer alteração constitucional depende de dois terços dos deputados em efetividade de funções e que é preciso ponderar sobre a matéria.

Teresa Leal Coelho notou ainda que a questão do prazo que o Presidente da República tem para suscitar a fiscalização preventiva da constitucionalidade de normas - atualmente de oito dias - "é uma matéria que nunca foi discutida", mas que deve também ser ponderada, na medida quem que o próprio chefe de Estado manifestou com fundamento "a dificuldade em determinadas circunstâncias em poder ponderar em tão pouco tempo".

VAM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.