Custo final da Autoestrada do Marão entre 260 a 270 ME. Portagem será de dois euros

Custo final da Autoestrada do Marão entre 260 a 270 ME. Portagem será de dois euros
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Autoestrada do Marão, que inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros, vai custar entre 260 a 270 milhões de euros e a portagem a cobrar rondará os dois euros, disse hoje o presidente da Infraestruturas de Portugal.

António Ramalho, que falava após a conclusão da escavação de uma das galerias do Túnel do Marão, referiu que esta autoestrada vai ter um investimento final que ronda entre os 260 a 270 milhões, valores abaixo do inicialmente previsto.

A Autoestrada do Marão, que incluiu o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, foi a primeira obra público privada resgatada pelo Estado, devido a incumprimentos por parte da concessionária, e está agora a poucos meses da conclusão.

“Os prazos estão programados, há pequenos desvios que não chegam a 01%. Portanto, a expectativa é que terminemos a parte da obra respeitante ao troço nascente e poente no dia 17 de dezembro e terminemos a obra de construção civil do túnel no final do ano”, salientou António Ramalho.

Depois, serão precisos dois meses de testes dos sistemas eletrónicos de controlo de incidentes e de gestão da climatização.

A autoestrada deverá abrir ao tráfego até final do primeiro trimestre de 2016, seis anos depois do início da construção.

Pelo meio a construção parou por três vezes. Após ter resgatado a concessão da Autoestrada do Marão, depois da paragem das obras em junho de 2011, o Estado dividiu os trabalhos em três empreitadas, nomeadamente a do túnel e os acessos poente e nascente.

Hoje, o dia foi simbólico porque se uniram as galerias sul do túnel, permitindo conclui a escavação dos 5,6 quilómetros de autoestrada que atravessam a serra do Marão. A união da outra galeria ocorrerá no final deste mês.

Esta via vai ligar a A4 (Porto/ Amarante) à Autoestrada Transmontana (Vila Real/ Bragança).

Para atravessar os 26 quilómetros desta autoestrada ter-se-á que pagar cerca de dois euros de portagem.

É um valor, segundo António Ramalho, que fica abaixo do inicialmente previsto e que é possível porque se “conseguiu poupar na construção do túnel”.

António Ramalho destacou também que a obra tem decorrido sem acidentes graves e salientou que se apostou num modelo de grande segurança.

Mas para quem trabalha dentro dos túneis, a fé também dá uma grande ajuda e, por isso, foram colocadas quatro imagens de Santa Bárbara, nas quatro bocas do túnel, onde muitos rezam antes de começarem a trabalhar.

A tradição é cumprida e, no final, quando o túnel estiver completamente pronto, as santas serão entregues a instituições religiosas porque não podem voltar a ser utilizadas numa outra obra.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.