Formação para reforçar segurança na obra do Túnel do Marão arranca em Fevereiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 08 jan (Lusa) -- Em fevereiro têm início as ações de formação de segurança dirigidas aos trabalhadores afetos às três empreitadas em curso para concluir a Autoestrada do Marão, numa iniciativa do Sindicado da Construção e Estradas de Portugal (EP).

A EP e o Sindicato da Construção de Portugal assinaram um protocolo, em dezembro, com vista à promoção da segurança através de ações de formação e sensibilização que serão realizadas regularmente ao longo de todo o período de obra na Autoestrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real.

Segundo anunciou hoje a EP, em comunicado, em fevereiro terão início essas ações de formação de segurança em obra, que serão realizadas pelo sindicato e dirigidas aos trabalhadores das três empreitadas que atualmente decorrem.

Nestas ações de formação estarão também presentes os representantes da EP e da fiscalização das empreitadas.

Em pico de obra, nas três empreitadas - ligação A4 (Amarante) ao Túnel do Marão, Túnel do Marão e Túnel do Marão a Parada de Cunhos (Vila Real) - deverão estar a trabalhar mais de 900 pessoas, cerca de 400 das quais estarão afetas ao túnel.

Albano Ribeiro, presidente do Sindicato da Construção de Portugal, afirmou à Lusa, em dezembro, que o protocolo assinado "é uma mais-valia" porque se trata um "traçado de grande perigosidade".

"Com este protocolo penso que estão salvaguardados os riscos de trabalho precário e as condições das instalações sociais, até porque estamos numa região muito fria e quer os refeitórios, quer os vestiários, quer os dormitórios dos trabalhadores que ficarem na obra têm que ter aquecimento", afirmou Albano Ribeiro.

Na altura, o responsável recordou ainda que as obras dos túneis "estiveram paradas durante muitos anos", e que, "por exemplo, o sistema de pregagem exige muitas cautelas, porque foi colocado para ter um mês de vida e já está lá há anos".

"Dadas as características muito próprias da obra, mesmo com todos a intervir ainda somos poucos, mas penso que estão reunidas todas as condições para se atingir o objetivo de construir os túneis com o mínimo de acidentes e, se possível, sem que morra nenhum trabalhador", afirmou.

No âmbito do protocolo entre a EP e o sindicato decorreu quarta-feira uma visita conjunta aos estaleiros sociais e centrais das empreitadas, assim como às respetivas frentes de trabalho do empreendimento do Túnel do Marão.

Os trabalhos para a conclusão da Autoestrada do Marão tiveram início em setembro 2014, tendo a perfuração do túnel do Marão recomeçado 18 de novembro.

As três empreitadas representam um investimento total de 146 milhões de euros prevendo-se a sua conclusão para final deste ano e posterior entrada em serviço em 2016.

Desde o arranque dos trabalhos, no verão de 2009, as obras foram suspensas por três vezes, sendo que, da primeira vez, o foram apenas na escavação do túnel e por causa de duas providências cautelares interpostas pela empresa Água do Marão.

A construção em toda a extensão da autoestrada parou a 27 de junho de 2011 e, dois anos depois, a obra foi resgatada pelo Estado.

PLI (PD) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.