Merkel pede "transparência total" à Volkswagen

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 22 set (Lusa) - A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje ao construtor automóvel Volkswagen que garanta "transparência total" no caso da manipulação das emissões poluentes nos veículos.

"Devido à situação difícil, é essencial agora garantir transparência total para esclarecer o assunto", afirmou a chanceler numa conferência de imprensa em Berlim, acrescentando que o ministro dos transportes alemão, Alexander Dobrindt, tem estado em contacto com a empresa.

"Espero que os factos sejam esclarecidos o mais depressa possível", afirmou.

A Volkswagen, maior fabricante de automóveis do mundo, admitiu hoje que milhões de veículos do grupo têm equipamento que permite falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera, após essa manipulação ter sido descoberta em testes de controlo da poluição nos Estados Unidos.

EO // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.