Candidata do PCTP/MRPP a Gaia quer melhorar rede de transportes

| Política
Porto Canal / Agências

Gaia, 06 set (Lusa) -- A candidata do PCTP/MRPP a Gaia, Cristiana Máximo, defendeu uma melhoria na rede de transportes no concelho, apontando como prioridade a construção da linha do metro de Santo Ovídeo até Vila D'Este.

"Os transportes (...) em certas freguesias são bastante deficientes ou inexistentes", lamentou a candidata do PCTP no final de uma visita à Associação de Proprietários de Vila D'Este, onde ouviu queixas sobre a "supressão de vários horários [e] a anulação de autocarros à última da hora".

Cristiana Máximo indicou "a construção da restante linha do metro de Santo Ovídeo a Vila D'Este - que já estava planeada e que até ao final do mandato de Luís Filipe Menezes não ficou concluída" - como um dos "principais focos" da sua candidatura.

A candidata quer ainda "pleno emprego" em Gaia, "ou seja, tentar encontrar postos de trabalho para todos os cidadãos de Vila Nova de Gaia".

Admitindo ser este um desafio "complicado", a candidata do PCTP/MRPP quer apostar na "revitalização do setor da indústria, que é um dos que dá mais emprego às pessoas em Portugal" e nas pescas, que diz ser um setor "muito pouco aproveitado".

"Também na agricultura, existem muitas freguesias no interior que têm imensos terrenos ao abandono que podem ser aproveitados", assinalou.

No âmbito da ação social, Cristiana Máximo quer "incentivar a abertura de creches e lares para os idosos poderem passar o seu dia, ou então os idosos que estão acamados ou em casa, poderem ter um apoio domiciliário mais eficaz e mais permanente, para não ficarem ao abandono".

Além de Cristiana Máximo, pelo PCTP/MRPP, estão na corrida autárquica em Gaia Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), José Guilherme Aguiar (independente), Jorge Sarabando (CDU), Eduardo Pereira (BE), Manuel Vieira Machado (independente) e Manuel Almeida (PTP).

LIL // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.