Partidos "jogam todos os trunfos" no litoral do país

Partidos "jogam todos os trunfos" no litoral do país
| Política
Porto Canal (LYV)

Os partidos e coligações que disputarão nas legislativas do próximo dia 4 de Outubro, colocaram as figuras mais vísiveis das suas listas de candidatos no litoral do país, onde se encontram os círculos eleitoras que disputam mais mandatos. 

Para garantir a maioria de mandatos, e por conseguinte, a vitória no dia 4 de Outubro, os partidos e coligações apostaram nas personalidades com maior visibilidade das suas listas de candidatos no litoral do país.

Na capital, as caras da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP), Passos Coelho e Paulo Portas são o número 1 e número 2 na lista pela capital, respectivamente. O mesmo acontece com o PS e a CDU, onde António Costa e Jerónimo de Sousa são cabeças de lista por Lisboa, pelo seu partido. 

Quanto ao Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua é a cabeça de lista por Lisboa, sendo que Catarina Martins foi atribuída a mesma função na cidade do Porto.  

O candidato pelo movimento Livre/Tempo de Avançar, Rui Tavares, lidera a lista pela capital e conta com a ex-parlamentar bloquista Ana Drago, como número dois, na mesma lista. Garcia Pereira é o cabeça de lista do PCTP/MRPP, por Lisboa, Joana Amaral Dias assume a mesma função mas pela lista da coligação cidadã AGIR (PTP/MAS).

Maria Luís Albuquerque, ministra de Estado e das Finanças, encabeça a lista do PSD por Santarém, por sua vez, Ana Catarina Mendes e Francisco Lopes assumem a mesma função pela bancada socialista e comunista, respectivamente. O BE apostou em Joana Mortágua, irmã gémea de Mariana Mortágua. 

Na cidade invicta, Aguiar-Branco, ministro de Defesa Nacional, é cabeça de lista pela coligação. Alexandre Quintanilha, Jorge Machado, Ricardo Sá Fernandes e Gil Garcia são os primeiros nomes da lista portuense pelo PS, CDU, Livre/Tempo de Avançar e AGIR, respectivamente.

Também Luís Montenegro, Pedro Nuno Santos e  Miguel Viegas são os "número um" nas listas de Aveiro pela coligação, PS e CDU, respectivamente.   

Em Leiria, Ana Rita Carvalhais corre pela CDU, Margarida Marques pelos socialistas, Teresa Morais pela coligação.

Teresa Leal Coelho, Vieira da Silva, António Filipe são cabeças de lista por Santarém pela coligação, PS e CDU, respectivamente. 

Na cidade de Braga, o socialista Manuel Cardeira, o bloquista Pedro Soares, a comunista Carla Cruz e Telmo Correia do CDS, encabeçam as listas pela cidade. 

Marinho e Pinto, pelo Partido Democrático Republicano (PDR) é o cabeça de lista da "cidade dos estudantes". Margarida Mano e Helena Freitas, assumem as mesmas funções pela coligação e pelo PS, respectivamente.

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.