Pneumonia: a doença pulmonar que mais mata em Portugal

Pneumonia: a doença pulmonar que mais mata em Portugal
| País
Porto Canal (LYV)

A doença pulmonar que mais mata em Portugal é a pneumonia, o que contraria a tendência dos restantes estados-membros da União Europeia (UE) onde o cancro do pulmão é a principal causa de óbito.

Segundo dados de 2012 do Eurostat, a doença pulmonar que mais mata na UE é o cancro do pulmão. Portugal, é uma excepção à regra, onde a pneumonia é a doença pulmonar com maior registo de óbitos.

Em Portugal, cerca de 17.500 pessoas faleceram vítimas de doenças pulmonar, o que representa 16,3% dos óbitos durante o ano de 2012. O cancro do pulmão surge logo após à pneumonia como causa de morte por doença pulmonar. 

No que diz respeito à UE, os óbitos por doenças do aparelho respiratórios representavam 13% do número total de óbitos, em 2012.

Em Portugal, registam-se mais falecimento do sexo masculino do que feminino devido a doenças pulmonares, uma tendência que também se verifica nos dados da UE. 

+ notícias: País

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".