ARS Norte afirma que região Norte regista número de casos de legionela "superior" ao expectável

ARS Norte afirma que região Norte regista número de casos de legionela "superior" ao expectável
| Norte
Porto Canal com Lusa

No último mês e meio foram registados 12 casos de doença dos Legionários em pessoas residentes na região de saúde do Norte, um número “superior ao que seria de esperar”, disse hoje à Lusa a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

O Jornal de Notícias (JN) faz hoje manchete com a notícia “Surto de legionela deixa Norte em alerta” e avança que foram notificados 12 casos e que as autoridades investigam o recente “aumento de doentes”.

Em declarações à Lusa feitas hoje de manhã, por escrito, a ARSN esclarece que entre a última semana de julho e até ao dia 03 de setembro, foram notificados 12 casos de doença dos Legionários em pessoas residentes na região de saúde do Norte.

O número é considerado, pela própria ARSN, “superior ao que seria de esperar” e, por isso, está a merecer “uma atenção especial por parte das autoridades de saúde”.

Dos 12 casos identificados, e de acordo com a informação epidemiológica disponível, há duas pessoas que estiveram fora do país durante o período provável de ocorrência da infeção.

Os restantes dez casos com a doença dos Legionários ocorreram em pessoas residentes na região do Grande Porto.

“Até à data não se registou a ocorrência de nenhum óbito entre os doentes referidos”, assume a ARSN.

Na investigação epidemiológica que está a ser feita, designadamente a hotéis localizados na cidade do Porto, “não indica que os casos atrás referidos estejam associados à frequência de hotéis”, refere aquela autoridade.

“A investigação epidemiológica está a ser conduzida de forma a caracterizar os locais e os percursos que os doentes fizeram durante os 14 dias antes do início dos sintomas, de forma a orientar a investigação ambiental” e até ao momento foram efetuadas colheitas de água em alguns equipamentos localizados na região em estudo, mas os resultados preliminares são ainda negativos”.

A ARSN informa que a investigação epidemiológica e ambiental está a prosseguir com a colaboração dos serviços de saúde, designadamente hospitais e autoridades de saúde da região.

Em novembro de 2014, um surto de legionela em Vila Franca de Xira causou 12 mortes e infetou 375 pessoas com a bactéria da legionela.

De acordo com o balanço feito na altura, as vítimas mortais tinham entre 43 e 89 anos e eram nove são homens e três mulheres. A taxa de letalidade do surto foi de 3,2%.

O surto teve início a 07 de novembro e foi controlado em duas semanas.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Condutor despista-se durante fuga policial e tenta fugir a pé em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. Ao perceber a presença dos agentes da polícia, o jovem fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.