Privatizações rendem o dobro

Privatizações rendem o dobro
| Economia
Porto Canal (LYV)

Cinco mil milhões de euros era o valor que o memorando da troika almejava obter com as privatizações. As expectativas foram superadas, isto porque o Governo atingiu quase o dobro do valor desejado. 

As privatizações executadas pelo actual Governo superaram as expectativas do memorando da troika, que previa alcançar o valor de cinco mil milhões de euros com a venda de empresas estatais. As empresas, agora privatizadas, renderam ao país 9,535 mil milhões de euros. 

Segundo o que avança o Jornal de Notícias (JN), metade do valor total alcançado é proveniente de compradores chineses. Aliás, a venda mais lucrável, que corresponde à privatização da EDP, foi efectuado com uma empresa chinesa, a China Three Gorges. 

Durante a legislatura atual foram privatizadas quase todas as empresas estatais, com excepção das empresas CGD, RTP e Lusa.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.