Movimento contra tourada em Viana do Castelo recorre a Tribunal

Movimento contra tourada em Viana do Castelo recorre a Tribunal
| Norte
Porto Canal (DYP)

O movimento contra a tourada em Viana do Castelo avançou com um providência cautelar para contestar o indeferimento municipal da instalação de uma praça amovível para uma corrida na cidade, no domingo. 

Na semana passada, a Câmara de Viana do Castelo indeferiu o pedido de instalação de uma arena amovível, na veiga Areosa, alegando "incumprimento" dos regimes da Reserva Ecológica Nacional (REN), da Reserva Agrícola Nacional (RAN), do Plano Director Municipal (PDM), da Rede Natura 2000 e do Plano Ordenamento Costeiro (POC), entre Caminha e Espinho.

No indeferimento, a autarquia da capital do Alto Minho, liderada pelo socialista José Maria Costa, adiantou que o terreno em causa "está também em perímetro de emparcelamento da Areosa, Carreço e Afife".

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do movimento de aficionados "Vianenses pela Liberdade", José Carlos Durães, adiantou que a acção deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB) na segunda-feira, às 15:00.

De acordo com o responsável do movimento cívico, "o tribunal deverá pronunciar-se num prazo de 48 horas" e "os trabalhos de montagem da praça amovível começaram hoje".

Um grupo local anti-touradas já anunciou a realização de uma manifestação no domingo, junto ao recinto onde decorrerá o espectáculo tauromáquico.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.