Info

Reconversão da praça de touros de Viana em pavilhão desportivo orçada em 2ME

Reconversão da praça de touros de Viana em pavilhão desportivo orçada em 2ME
| Norte
Porto Canal

A reconversão da antiga praça de touros de Viana do Castelo em pavilhão desportivo orça em cerca de dois milhões de euros, devendo ser lançada a concurso público em 2016, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara local.

Segundo o socialista José Maria Costa, a autarquia "está a procurar financiamentos comunitários para a reconversão do edifício e para a criação de áreas comerciais de apoio".

"Estamos a tentar encontrar um instrumento financeiro que permita aliviar o orçamento municipal, uma vez que se trata de um investimento com algum significado, estimado em dois milhões de euros", sustentou.

O autarca adiantou que "o programa da obra está a ser ultimado, em parceira com a Escola Desportiva de Viana (EDV), para dar início "ao projeto de execução, que deverá estar pronto no início de 2016", sendo que a adaptação "não vai implicar a demolição do imóvel" desativado há seis anos, desde que cidade se declarou antitouradas.

"Temos o estudo do Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com toda a informação técnica que nos permite trabalhar e ter a certeza da capacidade de resistência da estrutura, que está em boas condições", afirmou.

A intenção da autarquia passa por transformar o espaço numa estrutura multifunções, que sirva o desporto e os jovens do concelho, apta para a prática de várias modalidades, como ginástica, esgrima, patinagem artística, hóquei em patins e basquetebol.

A praça foi construída em 1948 e teve uma intensa atividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espetáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d'Agonia, o que aconteceu pela última vez em agosto de 2008. Está encerrada desde 2009, quando Viana do Castelo se declarou cidade antitouradas.

Chegaram a ser avançadas várias hipóteses para aquele imóvel, como um centro de Ciência Viva, um Centro de Mar - entretanto instalado a bordo do antigo navio hospital Gil Eannes - e um espaço de restauração e atividades náuticas. Até hoje não foi dada qualquer utilização pública ao equipamento.

Agora, a "vontade clara" da autarquia de dar resposta à "falta de condições físicas com que se debate a EDV", clube com 39 anos de existência e 1.300 atletas, está na origem do novo projeto para a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro.

Para o exterior do edifício, situado no parque da cidade, é proposta a criação de estruturas que permitam a prática desportiva ao ar livre.

+ notícias: Norte

Dois feridos graves em Alijó em tentativa de homicídio com arma de fogo

Duas pessoas ficaram esta quarta-feira gravemente feridas em Alijó, distrito de Vila Real, na sequência de um disparo com uma arma de fogo, disseram à Lusa fontes do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) e dos bombeiros.

Afinal como é que é confecionado o bolo-rei?

Natal é sinónimo de doces tradicionais sendo que o tão conhecido bolo-rei faz a delícia de muitos portugueses. Como tal, a jornalista Cláudia Fonseca foi perceber como se faz esta iguaria.

Um morto em despiste na VRI em Matosinhos

O despiste de uma viatura na Via Regional Interior (VRI), em Matosinhos, provocou esta quarta-feira a morte do seu condutor, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.