Bolsa de Atenas a negociar positivo contrariando tendência europeia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Atenas, 07 ago (Lusa) -- A bolsa de Atenas está a negociar em positivo contrariando a tendência das suas congéneres europeias, que hoje estão a negociar em baixa.

O índice Athex da praça financeira ateniense marcava 668,11 pontos, pelas 08:54 em Lisboa, mais duas em Atenas, com os analistas a analisarem cautelosamente os bancos gregos, que têm sofrido perdas nos últimos dois dias de negociação.

O mercado grego está a ser influenciado pelas ações dos bancos e dos serviços ao consumidor, que se encontram a subir, enquanto o petróleo e o gás e as restantes matérias-primas estão no vermelho.

Na quinta-feira, a bolsa de Atenas encerrou em alta, o que aconteceu pela primeira vez desde a reabertura, na passada segunda-feira, registando ganhos de 3,65%, com o setor bancário a recuperar.

O índice geral ATHEX terminou a sessão em 666,68 pontos, com um volume de transações que alcançou 74,06 milhões de euros.

Os bancos, que nas três sessões anteriores acumularam perdas superiores a 60%, registaram ganhos de 17,78%.

A bolsa de Atenas retomou as suas operações na segunda-feira, após cinco semanas de encerramento devido ao controlo de capitais. No dia da reabertura, a bolsa registou uma queda histórica de 16,23%.

O Governo grego e representantes dos credores da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional estão a negociar desde a semana passada os contornos de um novo programa de assistência financeira ao país e as condições impostas à Grécia.

RCP (EO) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

"Fatura da Sorte" ainda sem data de retoma, após cinco meses de suspensão

O sorteio "Fatura da Sorte" encontra-se suspenso há cinco meses, sem que seja divulgada uma justificação para tal, noticia esta segunda-feira o Correio da Manhã.

Semana arranca com descida nos preços dos combustíveis. Saiba onde é mais barato atestar no Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível.

Taxa de inflação desacelera no mês de abril

A taxa de inflação homóloga fixou-se nos 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, confirmou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).