Bolsa grega volta a abrir em queda, a recuar 1,38%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Atenas, 05 ago (Lusa) -- A bolsa de Atenas voltou hoje a abrir em queda, a recuar 1,38%, numa semana turbulenta para as ações gregas, depois de uma paragem de cinco semanas que provocou a maior queda da história do mercado de ações.

O índice Athex da praça financeira ateniense marcava 650,81 pontos, com os analistas a analisarem cautelosamente os bancos gregos, que têm sofrido perdas nos últimos dois dias de negociação.

Na terça-feira, a bolsa de Atenas encerrou a perder 1,22%, depois de uma queda histórica de 16,32% na véspera, dia de reabertura, depois de ter estado encerrada cinco semanas.

O setor bancário foi particularmente penalizado, com perdas de 30%.

Os investidores continuam assim receosos quanto ao estado de fragilidade dos bancos gregos, que terão obrigatoriamente de ser capitalizados, o que acontecerá ou através de dinheiro público ou mesmo de perdas dos seus acionistas, credores e, por fim, depositantes.

No âmbito do terceiro pacote de resgate que o Governo grego está a negociar com os credores, de cerca de 86 mil milhões de euros, estima-se que até 25 mil milhões serão usados para recapitalização dos bancos gregos ou mesmo para fazer face a eventuais falências.

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários grega, Konstantinos Botópulos, disse terça-feira que a normalização do mercado de valores está dependente do acordo para um novo resgate e adiantou que a proibição da venda de curto prazo de ações vai continuar, pelo menos, até finais deste mês.

RCP (IM) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.