Grécia: Acções dos bancos voltaram hoje a cair quase 30% em bolsa

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Atenas, 04 ago (Lusa) -- A bolsa de Atenas fechou hoje a cair 1,22%, bem abaixo da queda histórica de 16,23% de segunda-feira, mas com os títulos dos bancos com um 'rombo' de quase 30%.

Apesar de a queda de hoje do índice bolsista ATHEX ter ficado longe do recuo de 16,23% de segunda-feira, o mais baixo desde setembro de 2012 logo no dia de reabertura das negociações após cinco semanas da bolsa de Atenas fechada, as ações dos bancos voltaram a ser muito penalizadas, tendo o setor caído 29,26%, perto do limite máximo de quebra permitido numa sessão (30%).

O Alpha Bank caiu 29,65%, o Banco Nacional 28,45%, o Banco do Pireu 30% e o Eurobank 29,70%.

Os investidores continuam assim receosos quanto ao estado de fragilidade dos bancos gregos, que terão obrigatoriamente de ser capitalizados, o que acontecerá ou através de dinheiro público ou mesmo de perdas dos seus acionistas, credores e, por fim, depositantes.

No âmbito do terceiro pacote de resgate que o Governo grego está a negociar com os credores, de cerca de 86 mil milhões de euros, estima-se que até 25 mil milhões serão usados para recapitalização dos bancos gregos ou mesmo para fazer face a eventuais falências.

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários grega, Konstantinos Botópulos, disse hoje que a normalização do mercado de valores está dependente do acordo para um novo resgate e adiantou que a proibição da venda de curto prazo de ações vai continuar, pelo menos, até finais deste mês.

IM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ataque com espada em Londres fecha estação de metro. Suspeito já foi detido

Um homem com uma espada foi detido na manhã desta terça-feira em Londres depois de ter sido emitido o alerta para a possibilidade de várias pessoas terem sido esfaqueadas, avança a imprensa inglesa. Além de transeuntes foram também atacados dois polícias e cinco pessoas foram transportadas para o hospital.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.