Fogo dominado na serra do Caramulo

Fogo dominado na serra do Caramulo
| Norte
Porto Canal / Agências

O incêndio que desde quarta-feira está a consumir mato na serra do Caramulo, em Tondela, envolvendo largas centenas de operacionais no seu combate, foi dominado às 19:09 de hoje, informa a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Às 19:30, no local estavam 837 operacionais, entre os quais 630 bombeiros, apoiados por seis aviões bombardeiros.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil na internet, o fogo tinha às 19:05 uma frente ativa.

A serra do Caramulo tem sido fustigada com vários incêndios este verão. No dia 22 de agosto uma bombeira de 22 anos morreu no combate a um incêndio que lavrava nesta serra do distrito de Viseu e outros seis bombeiros que integravam o grupo ficaram feridos, dois deles gravemente.

Dois dias depois, a 24 de agosto, uma viatura de combate a incêndios dos Bombeiros Voluntários de Algés sofreu um acidente em Tondela quando participava no combate ao fogo que lavrava naquele concelho, mas não houve feridos.

A 27 de agosto, um dos bombeiros que ficou gravemente ferido no dia 22 de agosto no combate a um incêndio na serra do Caramulo acabou por morrer.

A 29 de agosto, junto a esta serra, uma bombeira de 21 anos morreu no combate a um incêndio em São Marcos/Muna, no concelho de Tondela, e outros quatro ficaram feridos, dois gravemente. Três elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR sofreram ferimentos ligeiros no mesmo fogo.

Este incêndio, que também foi hoje dado como dominado às 19:09, envolveu reforços de equipas de combate a incêndios florestais de vários distritos do país entre os quais Beja, Évora, Lisboa, Santarém, Leiria e Faro.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro, o ministro da Administração Interna e o secretário de Estado da Administração Interna estiveram no Teatro de Operações.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.