Frontex “obrigada” a contratar privados para patrulhar Mediterrâneo

Frontex “obrigada” a contratar privados para patrulhar Mediterrâneo
| Mundo
Porto Canal (AYS)

A Frontex, agência europeia de controlo fronteiras, vai colocar empresas privadas no patrulhamento no Mediterrâneo, pois os Estados membros não disponibilizam meios suficientes para a missão.

"Falta-nos tudo, mas sobretudo aviões", disse Gil Arias à agência EFE, acrescentando ainda que a Frontex tem como objectivo no presente mês assinar um contracto com quatro empresas privadas prestadores de serviços aéreos.

Quando há um aumento de fluxo de imigrantes que tentam chegar às costas de Itália, Malta e Grécia, a agência vê-se obrigada a "sobreviver com escassos meios", apesar de haver orçamento mais do que satisfatório.

"De pouco nos serve mais dinheiro se a Frontex não dispõe dos meios materiais", os tais que deviam ser cedidos pelos Estados membros da União Europeia (UE), disse Gil Arias.

"Dispomos de aviões cedidos, mas não são suficientes" para as patrulhas aéreas, "necessárias tanto para o controlo como para o resgate de pessoas, uma vez que permitem a detecção atempada das embarcações de imigrantes" e, dessa forma, "evitar tragédias humanas" quando há naufrágios.

E, até Setembro, "quando se poderá utilizar esses meios privados", a Frontex vai ter "de sobreviver" com o que tem, que "é muito menos" do que necessita, explicou Arias.

Arias acrescenta que já não é a primeira vez que a agência tem que contratar serviços privados mas que agência encontra-se numa “situação desesperada”.

Imagem: www.iom.int

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.