Passos Coelho nega que esteja a pensar cortar nas pensões

Passos Coelho nega que esteja a pensar cortar nas pensões
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro e presidente do PSD, foi hoje acusado de estar a pensar em fazer cortes nas pensões para aumentar a sustentabilidade da Segurança Social, e respondeu que isso é falso.

"Não estou, não", afirmou Pedro Passos Coelho, numa entrevista à TVI moderada pelo jornalista José Alberto Carvalho, em que durante perto de uma hora esteve a responder a perguntas de um painel de cidadãos.

Antes, Rodrigo Rivera, de 28 anos tinha-o confrontado com a quantidade de portugueses que emigraram nos últimos anos, declarando: "A maior parte das pessoas não voltou para Portugal e isso vai ser um grande rombo na Segurança Social, e eu acho que devia começar por aí, e não com um corte nas pensões, que é o que está a pensar fazer".

Este jovem licenciado, que depois de emigrar para o Brasil decidiu regressar a Portugal e está a trabalhar num 'call center', fez a intervenção mais hostil a Pedro Passos Coelho neste programa, dizendo ao primeiro-ministro que ele está fora da realidade da maior parte dos portugueses e associando-o a Oliveira e Costa e Dias Loureiro.

"O Rodrigo faz parte da realidade que eu conheço. E eu estou a trabalhar e tenho trabalhado durante estes anos para que essa situação seja superada", retorquiu Passos Coelho, observando: "Eu não sei qual é a sua orientação político-partidária, é-me indiferente para esse efeito".

O primeiro-ministro acrescentou que espera que a recuperação da economia traga mais emprego qualificado e sustentável.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.