Almeida Henriques (PSD) pretende aumentar pulmão económico de Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 30 ago (Lusa) - O candidato do PSD à presidência da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que, se for eleito no dia 29 de setembro, pretende aumentar o pulmão económico de Viseu enquanto cidade e enquanto região.

"É fundamental manter uma lógica de crescimento de Viseu e ao mesmo tempo uma boa interação com os municípios à volta para que a região da Beira Alta se consiga afirmar cada vez mais", realçou.

À chegada à zona industrial de Coimbrões, onde teve início o "Dia Temático da Economia" da candidatura do PSD Viseu Primeiro, Almeida Henriques sublinhou pretender que Viseu seja uma cidade com qualidade de vida nas suas diferentes vertentes, seja para nascer, viver, empreender, trabalhar e envelhecer com qualidade de vida.

Em declarações à agência Lusa, o antigo secretário de Estado apontou o dedo ao socialista José Junqueiro, criticando o facto da campanha do seu adversário de esquerda centrar-se muito na criação de emprego, defendendo que este "não é um ato de vontade que resulte de algo espontâneo".

"É preciso que se crie um conjunto de condições e que, por outro lado, o país continue a apresentar indicadores positivos ao nível da diminuição da taxa de desemprego, aumento da exportação e crescimento económico", sustentou.

Apesar do desenvolvimento de Viseu estar sempre condicionado pela conjuntura nacional, Almeida Henriques defende que é necessário preparar caminho para o desenvolvimento económico com o que têm ao alcance.

"Temos um conjunto de ideias para a região que não são meros farrapos que se lançam para o ar. Temos um puzzle com propostas completas, de forma perfeitamente integrada", garantiu.

O candidato social-democrata avançou que durante a tarde de hoje vai debater ideias do seu programa eleitoral com empresários da região, lançando-lhes o desafio de integrarem o Conselho Estratégico de Desenvolvimento da Região que tem como pretensão criar.

Na área da economia, pretende também criar um Conselho da Diáspora e um pacote fiscal atrativo.

Em termos de infraestruturas, promete centrar-se na questão das ferrovias.

"Temos a ambição de ter a linha ferroviária da Beira Alta reabilitada e ainda a sua inserção no corredor ferroviário ibérico", acrescentou.

Almeida Henriques garantiu ainda que vai dar especial atenção à agricultura, com aposta forte na valorização dos produtos locais, prometendo um executivo com um vereador que se dedique às freguesias e à vertente de desenvolvimento rural.

"Tenho a pretensão de criar um mercado de venda direta, trazendo os produtos da região para serem vendidos diretamente em Viseu, com uma periodicidade que leve as pessoas a procurarem este mercado", concluiu.

Nas eleições autárquicas de 29 de setembro vão disputar votos em Viseu, além de Almeida Henriques (PSD), José Junqueiro (PS), Helder Amaral (CDS/PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.